sexta-feira, 19 de junho de 2009

Saiu a versão 3.9.6 do HPLIP: Fazendo HP LaserJet 1000 funcionar no Ubuntu 9.04

Saiu a versão 3.9.6 do HPLIP.

Dessa forma, a impressora HP LaserJet 1000 e praticamente todas as impressoras da família passam a ter suporte.

Basta ir ao site do projeto HPLIP (http://hplipopensource.com/hplip-web/index.html), baixar a nova versão e executar via terminal. Para executar, como se trata de um script, você deve ativar a permissão de execução do arquivo manualmente. Isso porque o Linux é um sistema mais seguro, não permitindo que qualquer script seja executado, apenas aqueles que você tem certeza que são seguros, como este.

É só seguir as instruções (o script está em inglês). Ele irá fazer uma série de verificações e instalará todo o software necessário (os pré-requisitos) e irá compilar os módulos que fazem o HPLIP. Depois ele irá executar uma rotina de instalação e então você pluga a impressora, confirma para o programa baixar o plug-in do servidor principal. Ao final a impressora deverá fazer aquele barulho de inicialização característico. Já estará funcionando!

Só um comentário: bom que a HP agora esteja se importanto um pouco com o mundo Linux e fazendo suas impressoras funcionarem também neste nosso sistema. O projeto (opensource) agora está no sourceforge.net e, como é compilado na máquina, o que você baixa é o código fonte.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário