sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Backups facilitados: DAR

DAR é o acrônimo para Disk ARchiver. É um sistema para backups baseado no TAR.

Enquanto o tar é voltado para uma mídia sequencial, e.g. fita, o dar é voltado para mídias com acesso aleatório, e. g. disco. Então possui coisas interessantes, como acesso relativamente rápido, se comparado ao tar, a um único arquivo dentro de centenas ou milhares de outros em uma mídia de backup.

Em especial o dar permite facilmente backups em CDs/DVDs, bem como em armazenadores USB, como Pen Drives e HDs USB. Permite facilmente a troca de múltiplas mídias (e.g. CDs e DVDs) durante o processo de backup, pois já conta por padrão com uma função de split.

Ao contrário do tar que está integrado ao sistema de compactação/descompactação do Nautilus, o dar ainda não conta com essa facilidade, entretanto, possui uma interface gráfica bem amigável, o DarGUI.

Conta também com um utilitário que não tem dependências externas: o darstatic. Este pode ser gravado no primeiro disco de backup e ser utilizado em qualquer sistema Linux (o mínimo para um boot) para realizar a operação de recuperação.

Para instalar o dar no Ubuntu é simples, já está nos repositórios no pacote dar.

Para instalar a interface gráfica DarGUI, entretanto, é necessário baixar do site: http://dargui.sourceforge.net/ o .deb. Dois cliques no .deb e o Gdebi instala para você sem problemas.

Tem mais uma coisa, o DarGUI foi escrito usando FreePascal Compiler (fpc) e o Lazarus IDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário