sábado, 31 de outubro de 2009

Novo Ubuntu 9.10 no ar

Já está disponível para download e atualização o novo Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Para baixar, pode ir direto ao site do Ubuntu:

http://www.ubuntu.com

Mas orientamos que aqueles que quiserem fazer um download completo, use torrent:

http://www.ubuntu.com/getubuntu/downloadmirrors#bt

Estou baixando agora, e tive que restringir a taxa de download, se não eu não conseguiria bada para navegar nem fazer esta postagem, tal a taxa de download que está muito boa - aqui para mim está em mais de 70Kbps, o que é muito bom para a minha conexão.

Para atualização, use o Update Manager. Mas aqui eu dou uma dica: só atualize se você tem poucos ou nenhum repositório de terceiros e, claro, não tem muitos programas compilados. Aliás, você deve gerenciar todas as atualizações em caso de pacotes próprios/locais (estes que a gente baixa da Internet e instala) ou para os compilados.

Se você é destes que usa o computador para testes, então uma instalação limpa é altamente recomendada. Se você usa em produção e não instala nada mais do que usa e, para isso, utiliza basicamente os repositórios padrão: main universe multiverse, então você pode fazer a atualização.

Para atualizar tenha uma manhã ou tarde inteira disponível, pois além do download que pode ser demorado, dependendo da quantidade de programas instalados (no meu caso foram mais de 1GiB), o sistema gasta um bom tempo apagando os pacotes antigos e instalando os novos e, volta e meia, vai precisar que você interfira no processo respondendo a algum conflito em um ou outro arquivo de configuração. Ótima atividade para o fim-de-semana ou feriado.

É isso, e divirta-se (That is and have fun).

Nenhum comentário:

Postar um comentário